Ir para conteúdo

Blog

Levantamento de estudos e avaliações sobre voluntariado

04 de Janeiro de 2016 • Fundação Itaú Social • 1 Comentários

A Fundação Itaú Social acredita que o voluntariado contribui para o desenvolvimento dos indivíduos, da empresa e da sociedade. Assim, busca disseminar a cultura do voluntariado junto aos colaboradores do banco Itaú.
Buscando melhorias na forma de avaliar nossas ações de voluntariado, realizamos um levantamento de estudos e avaliações na busca de evidências e práticas exitosas, realizadas por empresas e outras organizações, que pudessem contribuir para a gestão e avaliação de nossas iniciativas.
Este levantamento de estudos foi importante para constatar a escassez de trabalhos buscando avaliar os impactos dos programas de voluntariado, tanto sobre os empregados e empregadores, quanto sobre as corporações e as comunidades, no âmbito nacional e internacional. Por outro lado, os estudos existentes podem indicar um caminho de futuras investigações, já que trazem algumas evidências sobre aspectos relativos ao voluntariado.

Dentre as principais informações trazidas pelos estudos, destaca-se:

      • O trabalho voluntário é uma ação que gera satisfação a quem pratica.

 

      • No âmbito empresarial, percebeu-se que um voluntário inspira seus outros colegas de trabalho também realizem tal prática.

 

      • Os colaboradores que participam de programas de voluntariado na empresa tendem a ser voluntários fora da empresa também.

 

    • Os voluntários se envolvem com os desafios dos grupos e comunidades que auxiliam, o que aumenta seu nível de engajamento em causas sociais.

Compartilhamos esse material como forma de contribuir para o conhecimento de gestores interessados em avaliar e aprimorar os programas de voluntariado que realizam.

Artigo

O voluntariado corporativo como laboratório de cidadania, por Antonio Jacinto Matias (vice-presidente da Fundação Itaú Social)

Fonte: Istoé Dinheiro, publicado em 21/12/2015

Somente o engajamento efetivo das pessoas pode realmente trazer mudanças positivas

Diante do momento crítico que o Brasil vem atravessando, muitos tendem a desacreditar da possibilidade de superar as dificuldades. É exatamente nessa hora que devemos refletir sobre o papel de cada um na transformação da sociedade. Somente o engajamento efetivo das pessoas pode realmente trazer mudanças positivas. As ações de voluntariado, em que as pessoas doam tempo, habilidades e conhecimento, são um exemplo de como é possível fazer a diferença para melhorar a situação da comunidade em vários setores, em particular na Educação.
Leia o artigo na íntegra

 

banner01_down     banner02_down

Se você gostou deste conteúdo, poderá se interessar também por:

Pesquisa sobre percepções da população brasileira a respeito da ação voluntária, realizada pelo Datafolha, em 2014.

Deixe um comentário


Comentários (1)

Nome Sobrenome Angelica Souza18 de Janeiro de 2017

Gostei muito do trabalho sobre ação do Voluntariado Corporativo. Como aposentada, da Educação, gostaria de colaborar, mas não sei como, pois não consegui nem me cadastrar, pois não tenho referencia de nenhuma empresa. Mas me coloca a disposição para colaborar, com a experiencia que tenho. Atenciosamente Angelica

Deixe um comentário