Ir para conteúdo

Blog

O Impacto da Educação nos salários dos jovens brasileiros

05 de Abril de 2015 • Fundação Itaú Social • 1 Comentários

Desempenho Escolar x Salários no Brasil.

A nota média dos alunos até o término do ensino médio resulta diretamente em melhores salários no ingresso ao mercado de trabalho, é o que indica o estudo.

Naércio Aquino e Andréa Zaitune através de um estudo feito, com alunos de duas gerações – uma nascida em 1977 a 1978 e outra em 1987 a 1988 – conseguiram analisar o desempenho escolar e os salários desses jovens por meio da qualidade de ensino, mensurando as notas obtidas por essas duas gerações em exames de proficiência.

Os resultados estimados indicam que a nota média no final do ensino médio tanto de matemática quanto de português, é positivamente relacionada ao salário médio futuro deles: um aumento de 10% na nota de proficiência em matemática aumenta, em média, 4.6% o salário após cinco anos de conclusão; e em 5,0% no salário para um aumento de 10% da nota de proficiência em português.

Exemplo do Impacto do Desempenho Escolar no Salário Futuro

Esse estudo contribui de forma relevante para educação pública sugerindo políticas de formação continuada para professores, melhores estratégias para sanar o déficit dos alunos em relação aos conteúdos ministrados e em implantações de ações na educação pública para reduzir as desigualdades sociais. “O professor deve refletir sobre o valor do ganho de aprendizado de cada aluno da sua turma, desenvolvendo estratégias para sanar as dificuldades de cada um. Já as secretárias podem pensar em políticas adequadas de formação continuada para os professores” diz Patrícia Mota Guedes, gerente de educação da Fundação Itaú Social.

Texto Alternativo e Descritivo da Imagem: O impacto no salário em função do desempenho escolar é exemplificado de forma visual, utilizando-se retângulos laranjas, setas e textos escritos em preto. Os retângulos estão dispostos na horizontal e cada um deles traz na sua parte interna um texto escrito em branco. A leitura é feita da esquerda para a direita. Dentro do primeiro retângulo, está escrito 1.155 reais, que é o salário real mensal em 2010, neste exemplo. Logo à direita, dois outros retângulos trazem a nota média em 2005, um de Português e o outro de Matemática. A nota média de Português é 283,8 pontos e a de Matemática, 268,3 pontos. À direita destes dois retângulos com as notas médias, duas setas cinzas apontam para outros retângulos, que, por sua vez, trazem a informação de quanto foi o aumento das notas médias em cada matéria e os aumentos em termos salariais. Em Matemática, a nota subiu 10 por cento ou 28,4 pontos, ou seja, a nota foi de 283,8 para 312,2 pontos. Para Português, a nota subiu 10 por cento ou 26,8 pontos, ou seja, a nota foi de 268,3 para 295,1 pontos. Segundo o estudo realizado, esse aumento em 10 por cento na nota média de Matemática aumenta em 4,6 por cento o salário do aluno, o que equivale a 53,2 reais a mais. Em Português, esse aumento de 10 por cento na nota eleva em 5 por cento o salário, o equivalente à 57,8 reais adicionais.

Conheça melhor esse que foi o primeiro estudo feito no Brasil.

Pesquisa: Desempenho Escolar e os Salários no BrasilBaixar arquivo

Veja também

Fundação Itaú Social publica pesquisa que relaciona desempenho de escolas públicas a perfil de diretores

Deixe um comentário


Comentários (1)

Nome Sobrenome Natanael Ferreira da Silva 17 de Abril de 2017

Um ótimo indicador!!! Apesar de discordar da máxima de que " A ESCOLA DEVE PREPARAR PARA O MERCADO DE TRABALHO", por crer que este seja um espaço de "TRANSMISSÁO DO CONHECIMENTO", esta pesquisa vem a corroborar a assertiva de que o conhecimento ainda é a moeda de troca mais valiosa que existe. Interessante ressaltar que o "upgrade no salário", seja ainda maior para a melhor proficiência em português em relação á matemática, revelando assim que a capacidade interpretativa ainda é mais eficiente do que o raciocínio logico-frio que a grande maioria dos professores de matemática submetem seus alunos...Alias, como ensinariam de outro modo senão, aquele com o qual foram ensinados!!! Parabéns pelo trabalho!!!

Deixe um comentário