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Dicas para elaborar um termo de referência para contratação de uma avaliação econômica

10 de Abril de 2015 • Fundação Itaú Social • 0 Comentários

Elaboração de documento de referência para contratação da avaliação econômica - briefing inicial

A partir da nossa proposta inicial de como desenvolver a avaliação econômica do seu projeto falaremos agora do primeiro da série de 6 posts que tem o intuito em destacar os principais pontos de atenção e aprendizagens para a realização da avaliação econômica de projetos sociais.  Após a decisão de realizar a avaliação econômica de um programa ou projeto social é necessário que o gestor elabore um Termo de Referência ou Briefing para contratação que deverá ser utilizado para coletar propostas dos avaliadores. Esse documento deve comunicar os elementos centrais do projeto para subsidiar os avaliadores na elaboração de seus planos de trabalho com a apresentação de uma proposta técnica e comercial.

O termo de referência ou briefing inicial deve detalhar algumas informações relacionadas abaixo e pode ser ampliado ou reduzido pelo gestor:

  • Descrição do serviço a ser prestado, com especificação sobre o tipo de avaliação que se deseja contratar (avaliação econômica) e que deve incluir análise causal de impacto e estimativa de retorno econômico.
  • Descrição do programa (objetivos, indicadores de impacto relacionados aos objetivos – do ponto de vista da organização, público alvo, histórico do programa, metodologia, ações realizadas).
  • Diagnóstico realizado no início do projeto.
  • Critérios de seleção dos participantes para participação no programa.
  • Indicadores de impacto relacionados aos objetivos do projeto. Em função da metodologia escolhida (avaliação de impacto) é necessário relacionar os indicadores de impacto e não apenas resultado.
  • Histórico de outras avaliações realizadas, quando houver.
  • Impacto esperado em relação aos objetivos projeto.
  • Existência de banco de dados ou conhecimento dos dados existentes e da forma como estão armazenados.

Com base nessas informações, é possível coletar propostas de avaliadores e analisar se contemplam as expectativas do contratante para seguir com a realização do serviço. O formato final da proposta para o contrato dependerá da análise das informações por parte do avaliador e de negociação com o gestor. Essa é uma etapa comum de negociação antes de fechar o contrato. É preciso investir na qualidade dessas informações para gerar um contrato que represente as condições combinadas e o trabalho a ser realizado. Aproveite esse momento para conhecer e sistematizar as informações do projeto!

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