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8 Características importantes de um Sumário Executivo

22 de Julho de 2015 • Fundação Itaú Social • 0 Comentários

Após o Relatório de Avaliação, que tal readequar a linguagem e facilitar o entendimento do conteúdo e resultados do seu projeto? Elabore o seu Sumário Executivo

8 Características Importantes de um Sumário Executivo

 

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Texto Descritivo e Alternativo da Imagem: Infográfico com textos e ilustrações dispostos verticalmente. Chamada “Sumário Executivo” em azul, na parte superior. Abaixo, textos e elementos visuais em tons de cinza e azul se intercalam. Um personagem, chamado João, é o centro da história a ser contada. Ele tem cabelo castanho, veste camisa verde e calça preta. “João é gestor de projetos sociais e realizou uma avaliação, e ao finalizá-la recebeu o relatório de avaliação. Sentindo dificuldade pela extensão do Relatório de Avaliação, linguagem, termos técnicos e conteúdo, a solução que lhe veio em mente foi a elaboração de um Sumário Executivo, que pretende readequar a linguagem para comunicar e facilitar o entendimento do conteúdo”. Imagem do personagem João acenando com a mão esquerda e com o seguinte balãozinho de diálogo, como explica-se: “a produção do sumário é dividida em três partes: Concepção – o fornecedor compreende a natureza do trabalho; Desenvolvimento – adequação de estrutura, linguagem e aprimoramento do conteúdo para uma versão preliminar; Validação e Publicação – validação do conteúdo, revisão textual e diagramação para publicação e aprovação do pesquisador sobre as interpretações”. Logo abaixo, em fundo azul, o texto: “Sumário Executivo: as informações devem dar conta de informar um leitor que ainda não teve contato com a avaliação sobre os achados e as recomendações, com descrição do tema avaliado e dos objetivos da avaliação. O sumário deve ter entre 1800 e 2000 palavras; contexto, objetivo e público-alvo do projeto; objetivo; metodologia; e conclusão”. Abaixo, em fundo cinza e fontes azuis escuras, o texto: “Sumário Executivo – Características: breve descrição do tema avaliado; contexto do projeto e situação atual diante das perguntas de avaliação; descrição dos propósitos da avaliação; objetivos da avaliação; público-alvo do relatório; breve descrição da metodologia, incluindo a justificativa pela opção adotada, fonte de dados utilizada, processo de coleta e método de análise de dados e principais limites da avaliação; principais achados e conclusões; e principais recomendações”. Ao rodapé do infográfico, o personagem João sorri com as duas mãos para cima, com um texto em azul ao lado: “João obteve esse aprendizado a partir de um bom planejamento e uma ótima interação com o seu avaliador”.

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