Ir para conteúdo

Biblioteca

Relação entre absenteísmo docente e desempenho escolar

Encontro temático sobre Relação entre absenteísmo docente e desempenho escolar.



Relação entre absenteísmo docente e desempenho escolar - Parte 05

Parte 05

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:03 (Vinheta de abertura)

Imagem: Vinheta de abertura. Sobre fundo branco, ao centro, surge o texto escrito em laranja: “Avaliações de Impacto”. E, logo abaixo, escrito em azul escuro, “resultados Índia”. Na sequência, um traçado laranja aparece de baixo para cima, como se fosse um rabisco de lápis e interage com os textos, formando um seta direcionada para a direita.

Áudio: trilha animada com piano.

00:04 ao Fim (Priscilla Albuquerque Tavares – Economista e Pesquisadora, FGV/SP)

Imagem: Economista e pesquisadora da FGV, Priscilla Albuquerque Tavares, fala ao microfone para a plateia, sentada à uma mesa de um auditório.

Áudio Apresentadora: No estudo para a Índia, a média de absenteísmo era de 42%. Quase metade das aulas é perdida porque os professores faltam. E caiu para 22%! O monitoramento teve um impacto muito forte na redução do absenteísmo. Agora, o que a gente não pode esquecer é que o absenteísmo já era muito alto e o incentivo é muito forte. Os alunos foram beneficiados com um aumento de 30% no tempo de aprendizagem. As notas nos testes das crianças aumentaram. É como se eu tivesse aumentado a nota desses alunos em quatro pontos na Prova Brasil! Agora, esse estudo, embora ele seja experimental e nos dê resultados bastante confiáveis, não dá para pensar em um desenho como esse como política pública. Não vai pagar os professores com base em fotografias. Mas, no fundo, o que o estudo diz é que monitoramento aliado a incentivo ajuda a reduzir o absenteísmo.