Ir para conteúdo

Biblioteca

Relação entre absenteísmo docente e desempenho escolar

Encontro temático sobre Relação entre absenteísmo docente e desempenho escolar.



Relação entre absenteísmo docente e desempenho escolar - Parte 04

Parte 04

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:03 (Vinheta de abertura)

Imagem: Vinheta de abertura. Sobre fundo branco, ao centro, surge o texto escrito em laranja: “Avaliações de Impacto”. E, logo abaixo, escrito em azul escuro, “perguntas avaliativas e indicadores”. Na sequência, um traçado laranja aparece de baixo para cima, como se fosse um rabisco de lápis e interage com os textos, formando um seta direcionada para a direita.

Áudio: trilha animada com piano.

00:04 ao Fim (Priscilla Albuquerque Tavares – Economista e Pesquisadora, FGV/SP)

Imagem: Economista e pesquisadora da FGV, Priscilla Albuquerque Tavares, fala ao microfone em um auditório para a plateia.

Áudio Apresentadora: Eu vou passar agora para as perguntas avaliativas e os indicadores de cada um dos estudos. Se eu pagar um bônus para cada dia em que o professor está presente na escola e se eles forem monitorados de uma forma muito ostensiva, eles vão faltar menos? Além disso, se os professores comparecerem à escola, eles ensinarão mais? Porque o professor pode estar na escola, estar na sala de aula, mas usar o tempo de sala de aula não de forma pedagógica! E, finalmente, se o absenteísmo dos professores diminuir, o resultado das crianças será aprender mais? A presença do professor tem que estar aliada também à sua vontade de ensinar. Ele pode comparecer porque está sendo pago para isso, mas a qualidade da aula dele pode ser inferior ao caso em que ele falta mais.