Ir para conteúdo

Biblioteca

13º Seminário Internacional de Avaliação Econômica

O Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais tem como objetivo debater boas práticas de avaliação econômica.



13º Seminário Internacional de Avaliação Econômica - Entrevista com Susan Sheridan

Susan Sheridan - 13º Seminário Internacional de Avaliação Econômica.

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:07 (Vinheta de abertura)

Imagem: Vinheta de abertura. No cabeçalho, tarja retangular com degradê da esquerda para a direita, a partir da cor rosa até a cor laranja. No canto superior direito, a logomarca do Itaú Social. No rodapé, ilustrações de uma cidade composta de casas, prédios e árvores, cada elemento com uma tonalidade da cor laranja, ou mais clara ou mais escura. Na parte central da tela, fundo branco com os seguintes dizeres que vão aparecendo, escritos em azul escuro: “Décimo Terceiro Seminário Internacional de Avaliação Econômica, A relação entre família e escola nas políticas educacionais”. Estes dizeres se dissolvem e novo texto aparece, em azul escuro: “Entrevista com Susan Sheridan”.

Áudio: trilha animada

00:08 ao 3:34 (Susan Sheridan – Universidade de Nebraska-Lincoln)

Imagem: Susan Sheridan, da Universidade de Nebraska-Lincoln . Ela está em um auditório. Ao fundo, um palco com algumas cadeiras brancas.

Áudio: Meu nome é Susan Sheridan. Sou diretora do Centro de Pesquisa sobre Crianças, Jovens, Famílias e Escolas, na Universidade de Nebraska, em Lincoln. Eu falei muito hoje sobre a importância da parceria escola-família e os tipos de componentes e elementos que fazem parte dos programas mais eficazes para estabelecer um vínculo entre as escolas e as famílias. Faço pesquisas com uma equipe em Nebraska para dar apoio aos alunos que enfrentam muita dificuldade. Crianças com problemas de comportamento que interferem em sua aprendizagem ou problemas de aprendizagem que os impede de ter bons resultados acadêmicos. Então, nessas linha específica de trabalho, temos um programa chamado “Professores e Pais como Parceiros”. O objetivo é ajudar o aluno a ter sucesso nos âmbitos social, comportamental e acadêmico. Porém, fazemos isso empoderando, de fato, a vida dos adultos e das crianças. Assim, ajudamos pais e professores a trabalharem juntos para aprender novas estratégias e suportes de forma que, unidos, possam ajudar as crianças a desenvolverem sua habilidades. A mensagem em torno de todo este assunto é pensar nas famílias e nas escolas como parceiros e continuar a trajetória já adotada, porque tenho ouvido muitas coisas maravilhosas, de todas as pessoas que preciso e com as quais vou falar, sobre todos os programas que tenho ouvido, aprendido, conhecido... É bastante animador ver que as pessoas estão no rumo certo. Assim, colocar o foco não no problema, mas nas soluções, ficar de olhos abertos sobre como podemos melhorar a confiança e a competência dos pais e dos professores para trabalharem juntos como parceiros; focar em métodos baseados em pesquisa é uma oportunidade muito importante para garantir avanços nesta área; avaliação é importante. É realmente muito importante avaliar. Portanto, é extremamente importante entender bem o que funciona para quais tipos de alunos e famílias e em que condições e contextos. E a única maneira de fazer isso e por meio da avaliação. É extremamente importante compreender não somente como os programas estão funcionando hoje, mas quais tipos de fatos teremos no futuro próximo e no longo prazo. Ou seja, continuar a trajetória é bastante importante. Não desistir, mas continuar nessa linha para realmente ajudar os alunos a atingir o êxito no longo prazo. Um elemento bastante interessante do programa de hoje é a inclusão e a participação de pessoas do público que contaram suas histórias sobre as realidades que enfrentam como professores, pais e membros da comunidade, que estão realmente se esforçando para fazer o melhor para as crianças. Esta mensagem será muito importante. Será muito importante no longo prazo, que nos engajemos como comunidade e busquemos formas de dar apoio a esses objetivos. E não somente como especialistas de universidades ou pesquisadores de agências. Nós temos de trabalhar com as pessoas em campo: os professores, os pais, os membros da comunidade, os assistentes sociais, os advogados... O foco é entender as realidades e como, então, podemos trabalhar juntos para gerar as melhores perguntas e as melhores soluções.

3:35 a 3:40 (Vinheta de fechamento)

Imagem: Vinheta de fechamento. Tela retangular com degradê da esquerda para a direita, a partir da cor rosa até a cor laranja. Ao centro, a logomarca do Itaú Social. No rodapé, ilustrações de uma cidade composta de casas, prédios e árvores, cada elemento com uma tonalidade da cor laranja, ou mais clara ou mais escura.

Áudio: trilha animada