Ir para conteúdo

Biblioteca

Formação de Professores

Encontro temático sobre Formação de Professores realizado com os participantes do CONSED



Formação de Professores - Parte 06

Análise geral dos resultados

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:04 (Vinheta de Abertura com Animação Gráfica)

Imagem: Vinheta com Animação Gráfica. No centro da tela, a frase “Considerações Finais” aparece lentamente escrita em azul escuro sobre fundo branco. Ao lado, no lado esquerdo, um traçado em laranja que se inicia ao centro, debaixo para cima, fazendo uma espécie de nó na metade do traçado.

Áudio: trilha animada tocada por piano e instrumentos de corda.

00:05 a 01:37 (Paula Louzano, Pesquisadora em Política Educacional USP)

Imagem: A pesquisadora em Política Educacional pela USP, Paula Louzano, fala para uma plateia segurando um microfone sem fio.

Áudio: A análise geral dos resultados dessas pesquisas que eu explorei mais e das outras também que estão presentes. O tempo de implementação, como a gente chama na avaliação, de “exposição ao programa”, é importante. Ele parece ser uma variável chave. Várias avaliações mostram o quanto o tempo é uma variável chave. E, se a gente for pensar isso pra política pública, isso significa que a gente tem a importância da continuidade de algumas políticas para a gente poder saber se ela funciona. Se a cada quatro anos, muda tudo, a chance de ter um impacto, mesmo que seja um

excelente programa, vai diminuir. Outro resultado que eu acho que é importante pra gente pensar: formação com foco exclusivo na ampliação de conhecimento tende a ter efeito de curto prazo, ou seja, você só quer que ele saiba alguma coisa e não que ele aplique alguma coisa. A aplicação daquilo que ele aprendeu é o que vai garantir a continuidade e a mudança. Então, o foco da formação não pode ser só a ampliação do conhecimento! Então, era um pouco essa ideia desse dessa conversa com vocês: trazendo esses elementos como um modelo de como pensar. Não que isso aqui é o que tem que fazer! As avaliações de impacto servem pra ajudar a gente a elencar que tipo de ação pode ser eficaz e que pode ser incorporada em programas que vocês possam desenvolver na secretaria de vocês.

01:38 ao Fim (Vinheta de Fechamento com Animação Gráfica)

Imagem: Vinheta de Fechamento com Animação Gráfica. Sobre um fundo totalmente branco, elementos gráficos aparecem gradativamente ao centro. Um quadrado laranja com traçado de pincel se forma, seguido do aparecimento da logomarca da Fundação Itaú Social, que se integra à lateral direita do quadrado. Estes elementos gráficos se deslocam para a esquerda da tela. À direita, os seguintes dizeres na cor laranja aparecem: “Formação de professores: o que dizem as avaliações de impacto”. Logo abaixo, o texto em azul escuro: “Encontro Temático”. Ao final, os elementos se dissolvem e a tela fica totalmente branca. Aparecem dados técnicos, como nome do evento, data, tema e os nomes dos estudos que foram apresentados e discutidos.

Áudio: trilha animada tocada por piano e instrumentos de corda.