Ir para conteúdo

Biblioteca

Formação de Professores

Encontro temático sobre Formação de Professores realizado com os participantes do CONSED



Formação de Professores - Parte 05

Relação entre prática de professor em sala de aula e desempenho de aluno

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:04 (Vinheta de Abertura com Animação Gráfica)

Imagem: Vinheta com Animação Gráfica. Uma animação mostrando o Brasil no mapa, mudando sua cor de cinza para laranja.

Áudio: trilha animada tocada por piano e instrumentos de corda.

00:05 ao Fim (Paula Louzano, Pesquisadora em Política Educacional USP)

Imagem: A pesquisadora em Política Educacional pela USP, Paula Louzano, fala para uma plateia segurando um microfone sem fio.

Áudio: Então, aqui, como eu falei: a terceira área é “estudos que tentam ver que tipo de prática que o professor tem em sala de aula e que mais influencia no resultado dos alunos”. Apesar de ele (o estudo) ter sido publicado fora do Brasil, é um estudo sobre sistemas apostilados que foram utilizados aqui no Estado de São Paulo. Então, a gente comparou municípios que adotaram um sistema com municípios que não adotaram um sistema estruturado. A gente está chamando de “sistema estruturado” algo que defina o currículo, define no sentido de que vem o material pronto! Logo, o currículo vem definido. Qual o impacto que esses sistemas estruturados tinham no desempenho dos alunos de quinto e nono ano? E a gente encontrou um impacto positivo significativo, principalmente em quinto ano, tanto em Matemática como em Língua Portuguesa. Cinco pontos na prova Brasil. E, no caso do nono ano, só em Matemática e também uma maior taxa de aprovação nesses municípios. Quanto mais tempo aquela rede já usava esse sistema, maior também era o impacto, principalmente em Matemática.