Ir para conteúdo

Biblioteca

Formação de Professores

Encontro temático sobre Formação de Professores realizado com os participantes do CONSED



Formação de Professores - Parte 02

Mentoria, programas de formação e práticas docentes: Estudos

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:03 (Vinheta de Abertura com Animação Gráfica)

Imagem: Vinheta com Animação Gráfica. No centro da tela, os dizeres seguintes aparecem gradativamente sobre fundo branco: “Avaliações de impacto: temas”. O texto “Avaliações de impacto:” está em laranja e a palavra “temas”, em azul escuro. Na sequência, aparece uma seta como se tivesse escrita à mão, na cor laranja, apontando para a direita da tela.

Áudio: trilha animada tocada por piano e instrumentos de corda.

00:04 ao Fim (Paula Louzano, Pesquisadora em Política Educacional USP)

Imagem: A pesquisadora em Política Educacional pela USP, Paula Louzano, fala para uma plateia segurando um microfone sem fio.

Áudio: Eu separei em três temas esses estudos. Depois a gente vai analisar os resultados gerais de todos os estudos e quais são as implicações para a política pública do que essa pesquisa está trazendo pra gente. Um conjunto de artigos avaliava um componente específico da formação continuada, que era mentoria ou tutoria. E saber qual é o impacto que fazer isso, ou seja, ter um mentor ou um tutor na formação de professor novato ou de qualquer outro professor. Quando você está introduzindo uma modificação de um currículo, de uma avaliação enfim... O segundo (conjunto de dados) são alguns programas específicos com características muito específicas ligadas à cada rede. E um outro conjunto de estudos e de artigos que não diz respeito especificamente a um programa de formação que alguém desenvolveu numa rede pública ou privada de ensino. Mas são estudos que estão tentando entender: que tipo de prática de ensino, que tipo de coisa que o professor faz na sala de aula, tende a funcionar? e como que eu poderia talvez replicar esse tipo de prática para que outros professores se tornem mais eficazes?