Ir para conteúdo

Biblioteca

O que são indicadores?

Entenda o papel dos indicadores na Avaliação de Políticas e Projetos Sociais na fala de Paulo de Martino Jannuzzi, secretário de avaliação e gestão da informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:03 (Vinheta de abertura)

Imagem: Vinheta de abertura. Sobre fundo laranja, surge ao centro da tela o seguinte texto, na cor branca: “O que são indicadores?”.

Áudio: Trilha animada moderna.

00:04 ao 01:06 (Auditório)

Imagem: Trechos do professor Paulo Jannuzzi, durante um evento. Ele está em cima do palco, fala ao microfone para a plateia.

Áudio Professor: O indicador é um recurso metodológico para retratar a realidade. Um indicador é como se fosse uma fotografia. Tão bom e tão ruim quanto uma fotografia. Tão bom porque ele permite eu captar aspectos da realidade social. E é tão ruim porque, ao captar um aspecto, eu estou perdendo o todo. A imagem captada no indicador é uma redução da realidade. Qualquer indicador reduz a realidade. A foto traduz essa realidade de 3 dimensões, que tem som, que tem cheiro... Uma foto é plana, não tem cheiro, não tem cor, não tem movimento. No estágio em que a gente se encontra no Brasil, se a gente conseguir produzir indicadores que não tenham casas decimais, mas o que vem antes da vírgula tenha significado para mostrar o tamanho do problema e se esse problema está aumentando ou diminuindo, aí a gente já tem umas boas respostas.

01:07 ao Fim (Vinheta de fechamento)

Imagem: Vinheta de fechamento. Sobre fundo totalmente laranja, aparece a logomarca da Fundação Itaú Social ao centro juntamente com alguns rabiscos na cor branca, que parecem ser desenhados a lápis. Tais elementos se dissolvem e desaparecem da tela, dando lugar aos créditos das imagens exibidas, que foram gravadas durante um evento em São Paulo, em Junho de 2012, em parceria com o Instituto Fontes. Tela fica toda preta.

Áudio: Trilha animada moderna.