Ir para conteúdo

Biblioteca

Indicadores de Impacto de um projeto social - por Naércio Menezes

A escolha de bons indicadores pode enriquecer a interpretação da realidade do projeto contribuindo para o redesenho e aprimoramento das ações. Entenda a diferença entre indicadores quantitativos e qualitativos e veja como mensurá-los.

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:11 (Vinheta de abertura)

Imagem: Vinheta de abertura.

00:12 a 02:10 (Professor Naércio Aquino)

Imagem: Naércio Aquino, professor de avaliação econômica de projetos sociais da Fundação Itaú Social, fala olhando para a câmera. Ele está sentado a uma mesa de escritório de madeira, em uma sala.

Áudio do Professor: Hoje, nós vamos falar sobre indicadores de impacto de um projeto. Os indicadores podem ser utilizados para mensurar se o projeto teve ou não impacto sobre as pessoas, as famílias, as regiões e os municípios. Esses indicadores têm que ter algumas características bem definidas. A principal delas é que tem que ser quantitativo, ou seja, tem que ser algo que possa ser mensurável pelas avaliadores. Isso não é tão restritivo como pode parecer, em princípio. Alguns indicadores de felicidade, de aptidão podem ser transformados em indicadores quantitativos, desde que tenhamos profissionais capacitados que consigam traduzir sentimentos em números. Exemplos claros de indicadores são: o salário que o jovem recebe após um programa de treinamento, o número de anos de estudo de um município, indicadores de saúde como frequência de doenças, número de vezes que a pessoa ficou gripada. Também temos indicadores de gastos com saúde do município até indicadores de nível de poluição. Enfim, temos uma variedade muito grande de indicadores que podem ser computados para avaliar se um projeto teve ou não impacto. Para isso, temos que medir esses indicadores de forma objetiva, comparando o grupo de tratamento, que foi afetado pelo programa, com o grupo de controle, que é parecido com o tratamento, mas não foi afetado pelo problema. Criatividade na hora de escolher o indicador é fundamental, desde que ele seja objetivo boa sorte com seu projeto!