Ir para conteúdo

Biblioteca

3º Encontro Virtual de Avaliação: Projeto CIEE

3º Encontro Virtual: Avaliação do Programa Mais, uma iniciativa do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).



3º Encontro Virtual de Avaliação: Projeto CIEE – Parte 12

Parte 12

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 5:33 (Carlos Eduardo Garrido, da Fundação Itaú Social)

Imagem: Carlos Eduardo Garrido, da Fundação Itaú Social, entrevista Elaine Toldo Pazello, avaliadora da Fundação Itaú Social e Professora da FEA-SP/USP (Entrevistada 1) e Valéria Moreno, Coordenadora de Programas Especiais do CIEE/RJ (Entrevistada 2) .

Áudio Apresentador: Então, considerações finais aquil? Elaine?

Áudio Entrevistada 1: Ahh, na verdade só agradecer a oportunidade de trabalhar no projeto, conhecer o Programa Mais... Enfatizo a importância da avaliação. Eu acho que é muito legal, você vai olhar de perto o seu projeto, realmente você vai ficar mais perto dele, pode ter certeza!! (risos) E, assim, tirar proveito dela, que é isso que a Valéria falou. Não tenha medo da avaliação! Ela não vai dizer que o seu programa é ruim, que você tem que refazer... Não! Ela vai te acender luzes amarelas, talvez. Entendeu? Vai te dar sinais... Use a avaliação a seu favor, entendeu? Que ela só está ali para ajudar o seu projecto ficar cada vez melhor.

Áudio Apresentador: Valéria?

Áudio Entrevistada 2: Com certeza, para mim, é um momento muito importante estar aqui. Agradeço imensamente ao Itaú Social por ter essa iniciativa inovadora, desafiadora, de implementar esse tipo de metodologia para a área social. Porque, no CIEE, fez grande diferença em diversos aspectos. Mas, em um deles, foi crucial: eu acho que todo gestor de projeto pensa na sustentabilidade, captação de recursos para o seu projeto... e esse projeto é um projeto que requer recursos financeiros, porque precisa dar esse suporte para os beneficiários do programa, de passagem, de alimentação, que a gente citou lá no primeiro bloco, não é? E a gente conseguiu, a partir dessa avaliação, renovar a parceria com a instituição financiadora, que tem uma política internacional de financiar projetos por dez anos apenas. É um período ótimo! Já ficaríamos muito felizes, mas a gente queria continuar. E aí, a Luciane apresentou, a gente fez um evento quando a gente completou nove anos de projeto e a gente apresentou esses resultados da avaliação feita aqui. E, na mesma hora, a diretora pediu a avaliação para mandar lá para Houston para conseguir o refinanciamento do programa, por mais um ano. E a cada ano, e a gente já está aí com doze anos de parceria e de financiamento. Então, para a gente fez total relevância, sabe? Eu gostaria de agradecer ao Itaú Social, principalmente na pessoa do Carlos, da Elaine, que são pessoas parceiras, que me deixaram sempre à vontade para expor minhas dúvidas. “Não entendi nada, não sei o que é isso, me explica, não estou entendendo esse conceito” E foi, assim, fundamental para que a gente fosse até o final e conseguisse efetivamente mostrar para a sociedade que tipo de programa, tanto esse quanto outros que existem, vários aí estão me assistindo... São projetos importantes, que fazem diferença para a juventude, que precisam de um suporte, de um investimento e de um olhar atento. Porque são essas ações, às vezes micro, que conseguem transformações macro.

Áudio Apresentador: Acho que os projetos da realidade social, ela está sempre imersa em uma complexidade muito grande, não é? E que a avaliação precisa acompanhar essa complexidade e tentar responder a essas coisas que surgem... Eu agradeço bastante a Valéria, agradeço a Elaine. Agradeço também a toda equipe lá do CIEE que passou esse tempo com a gente, empenhada na avaliação. Foi super importante para a gente conseguir esses resultados! Então, a equipe toda, a Luciane, a Silvia... Então, obrigado a vocês, que não estão aqui mas estão representadas aqui pela Valéria... Elaine, também. Foi um grande trabalho, uma parceria muito interessante, muito boa. Na verdade, a ideia hoje desse encontro aqui é exatamente traduzir, trazer um pouco dessa experiência que a gente teve com esse projeto, para incentivar, influenciar que gestores de projetos sociais possam também fazer a avaliação dos seus projetos, com toda a limitação do método, com todo desafio que a realidade impõe. Então, a Valéria mostrou aqui para gente que é possível fazer e é possível usar esses resultados para mudar a gestão do projeto, não no sentido de descontinuidade, mas sempre no sentido de aprimorar, acompanhar a realidade e aperfeiçoar a gestão do projeto. Então, agradeço bastante a Valéria, agradeço a Elaine também. Mais uma vez: o relatório e o sumário executivo estão disponíveis aqui na rede de avaliação. Quem quiser fazer a leitura, a gente incentiva que faça essa leitura. É bastante interessante. E aqui na rede também tem um espaço para comentários. Então, a qualquer momento que vocês tiverem alguma dúvida, sugestão e quiser comentar alguma coisa, fique à vontade para postar alguma coisa embaixo. Então, muito obrigado a você que nos assistiu também! Um abraço e até a próxima!

5:34 ao Fim (Vinheta de fechamento)

Imagem: Vinheta de fechamento. Sobre fundo quadriculado laranja, logomarca do Itaú aparece em primeiro plano e se movimenta até ficar ao centro da tela. Depois, o fundo alaranjado fica leitoso, com um tom rosa claro, e a logomarca do Itaú desliza para esquerda da tela, revelando assim os dizeres “Fundação Itaú Social” na cor azul escura e à direita da logomarca do banco.

Áudio: triha animada