Ir para conteúdo

Biblioteca

Educação Integral - Avaliação e Aprendizados

Palestrante Maína Campos, consultora na área de Avaliação Econômica de Projetos Sociais da Fundação Itaú Social.



Educação Integral – Parte 02

Parte 02

Ir para a transcrição do vídeo

Transcrição

00:00 a 00:04 (Vinheta de Abertura com Animação Gráfica)

Imagem: Vinheta com Animação Gráfica. No centro da tela, a pergunta “Como a educação integral pode melhorar o desenvolvimento escolar?” aparece lentamente escrita em azul escuro sobre fundo branco. Ao lado da pergunta, no lado esquerdo, um traçado em forma de seta na cor laranja se inicia debaixo para cima, fazendo depois uma curva para a direita.

Áudio: trilha animada tocada por piano e instrumentos de corda.

00:05 ao Fim (Maína Celidônio, da Fundação Itaú Social)

Imagem: Pesquisadora Maína Celidônio, da Fundação Itaú Social, em uma sala de aula. Ela está à frente da tela de projeção e dirige-se aos participantes, que estão sentados à mesas em pequenos grupos.

Áudio: Quando a gente fala em educação integral, a gente pode estar falando de diversos tipos de atividades diferentes. Então, quando a gente fala “avaliações de educação integral”, você pode estar falando de uma avaliação de programa de esportes, de artes, de reforço escolar. E, obviamente, dependendo das atividades que você faz, você vai ter diferentes impactos. Esses resultados, eles dependem diretamente do ambiente familiar e social desse aluno. Então, a gente vai ver que as avaliações, muito dos resultados, elas dependem das características dos alunos, das características do bairro e das características das famílias. O seu impacto vai depender diretamente de quem é o seu aluno e do que você está fazendo, o seu projeto particular. É isso que a gente está falando: vai depender de muitas características.