Seminários

13º Seminário Internacional de Avaliação Econômica: A aproximação entre escola e família nas políticas educacionais

Sobre o seminário

O Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais tem como objetivo debater boas práticas de avaliação econômica, mostrando como a metodologia pode auxiliar no aprimoramento de programas sociais e políticas públicas.

O evento é gratuito e aberto ao público e conta com especialistas do Brasil e do exterior para debates, palestras e mesas temáticas que movimentam e articulam os temas do seminário.

Confira as apresentações dos participantes:

Programação

Confira a programação completa do 13º Seminário Internacional de Avaliação Econômica:

8h30 – Credenciamento e café de boas vindas

9h00 – Abertura

9h15 – Avaliação do Programa Coordenadores de Pais: estratégia para aproximar escola, família e comunidade

Otoniel Niccolini (Fundação Itaú Social)
Naercio Menezes Filho (USP, Insper e Fundação Itaú Social)
Raquel Teixeira (Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Cultura de Goiás)
Mediação: Angela Dannemann (Fundação Itaú Social)

10h15 – Aproximação entre Escola e Família: conceitos e evidências

Susan Sheridan (Universidade de Nebraska-Lincoln)
Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna e Insper)
Priscila Cruz (Todos pela Educação)
Mediação: Tania Resende (Observatório Sociológico Família Escola/UFMG)

11h25 – Intervalo

11h45 – Atividade

13h00 – Almoço

14h15 – Avaliações de iniciativas internacionais para parceria entre escola e família

Avaliação de Impacto do Programa chileno “Aprender en Família”
Teresa Izquierdo (Fundación CAP – Chile)
Francisco Gallego (PUC-Chile e J-PAL)
Venuzia Fernandes do Nascimento (Secretária de Educação de Santos)
Mediação: Ana Lima (Conhecimento Social)

15h45 – Intervalo

16h05 – A comunicação como estratégia para o fortalecimento da relação entre família e escola

Samuel Berlinski (IABD – Inter-American Development Bank)
Márcia Florêncio (CIEDS)
Mediação: Ana Lima (Conhecimento Social)

17h00 – Encerramento

Baixe a programação do Seminário:

botao_programacao

Confira a galeria de fotos do 13º Seminário Internacional:


Ana Lucia D Imperio Lima

Economista. Iniciou sua carreira em pesquisa na Itália e depois no Brasil onde liderou por mais de 15 anos as operações do IBOPE no Brasil e outros 12 países latino-americanos onde a empresa atua.

Foi diretora do Instituto Paulo Montenegro, coordenando o investimento social do Grupo IBOPE, concretizado por pesquisas e programas na área educacional e de mobilização social.

Atualmente, lidera a organização Conhecimento Social, responsável pela implementação e desenvolvimento de abordagens participativas de consultas de opinião,  metodologias de pesquisa e avaliações de projetos educacionais e sociais.

Angela Dannemann (UFBA e Fundação Itaú Social)

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Mestre em Administração pelo IBMEC-RJ, com Especialização em Avaliação de Programas pelo CEATS/FIA/USP. Atualmente é Superintendente da Fundação Itaú Social.

Líder Parceira da Fundação Avina, participa do Conselho Deliberativo da Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD, da Fundação Octacílio Coser - FOCO e do Instituto Verdescola; do Conselho Fiscal da Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, do Conselho Superior de Responsabilidade Social - CONSOCIAL FIESP e é associada da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE, da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação - RBMA e da American Evaluation Association - AEA.

Antonio Bara Bresolin (USP, PUC-SP e Fundação Itaú Social)

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Atua como coordenador da área de Avaliação Econômica de Projetos Sociais da Fundação Itaú Social.

Francisco Gallego (PUC do Chile e MIT)
Francisco-Gallego

Diretor científico do J-Pal que é uma rede de especialistas de diversos centros de pesquisa do mundo, cuja missão é reduzir a pobreza, garantindo que programas e políticas sejam baseados em evidências científicas. Professor associado do Instituto de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Economista, com PhD em Economia no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets).

Suas áreas de interesse são economia do desenvolvimento, economia política e economia da educação. Tem trabalhado em avaliações educacionais focadas no impacto que a informação possui sobre as decisões dos pais.

Ver Perfil Completo

Ver apresentação (português)

Ver apresentação (espanhol)

Marcia Florencio (UNIRIO)

Psicóloga, mestranda em Educação, na área de Políticas Públicas/Financiamento da Educação, na Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO), com experiência em gestão de projetos sociais, educacionais e culturais.

Integra a Coordenação Executiva do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e gerencia a área de educação.

Naercio Menezes Filho (Insper, USP e Fundação Itaú Social)

Naercio Menezes Filho é professor titular (Cátedra Instituto Futuro Brasil - IFB) e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

Professor associado da FEA-USP, colunista do Valor Econômico e consultor da Fundação Itaú Social, Naercio é PhD em Economia pela University College London.

Ver Perfil Completo

Priscila Cruz (FGV, USP e movimento Todos Pela Educação)

É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. É graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito pela Universidade de São Paulo.

Em 2012, recebeu o Prêmio Jovem Liderança na Educação do Grupo Estado e o Prêmio Darcy Ribeiro 2012. É uma das fundadoras e Presidente-Executiva do movimento Todos Pela Educação.

Raquel Teixeira (Universidade da Califórnia, EUA.)

Secretária de Estado da Educação de Goiás. Doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia, EUA. Possui pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

Foi deputada federal por dois mandatos (2003/2006 – 2007/2010).

Ricardo Paes de Barros (Cátedra Instituto Ayrton Senna)

Economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna  e Professor no Insper.

É autoridade mundial em questões relacionadas a educação, pobreza, desigualdade e mercado de trabalho e política social.

Ver Perfil Completo

Samuel Berlinski (Banco Interamericano de Desenvolvimento)
Samuel-Berlinski

Diretor do Departamento de Pesquisa Econômica do Banco Interamericano de Desenvolvimento.  Economista, com PhD em Economia pela Universidade de Oxford.

Foi professor de economia da University College London. No Banco Interamericano de Desenvovimento, sua pesquisa tem como foco avaliação de políticas públicas, com ênfase em educação, saúde e mercado de trabalho.

Ver Perfil Completo

Ver apresentação (português)

Ver apresentação (inglês)

Susan Sheridan (Universidade de Nebraska-Lincoln e Wisconsin-Madison)
Susan-Sheridan

Diretora do Centro de Pesquisa em criança, juventude, família e escola da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos. Psicóloga, com PhD em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin-Madison.

Desde 1994, Susan Sheridan desenvolve ações e pesquisas com financiamento federal voltado para o fortalecimento das relações entre pais e professores, buscando formas significativas de estabelecer a parcerias entre família e escola.

Ver Perfil Completo

Ver apresentação (português)

Ver apresentação (inglês)

Tânia de Freitas Resende (UFMG)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

É professora associada da Faculdade de Educação da UFMG, na área de Sociologia da Educação e pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e do grupo TEIA - Territórios, Educação Integral e Cidadania, ambos da Faculdade de Educação da UFMG.

Teresa Izquierdo Walker (Fundação CAP e Universidade Católica do Chile)
Teresa-Izquierdo-Walker

Diretora do Programa Aprender en Familia da Fundação CAP.  Psicóloga, pela Universidade Católica do Chile.

Pesquisadora e gestora de programas educacionais com foco em família, infância e vulnerabilidade social. Foi professora de Psicologia Educacional da Universidade Católica do Chile.

Participou da elaboração da base curricular no chile e do desenho e implementação de programas com foco em educação e família.

Ver apresentação (português)

Ver apresentação (espanhol)

Toni Niccolini (USP e Fundação Itaú Social)

Coordena projetos de educação na Fundação Itaú Social. Atuou em organizações do terceiro setor como Instituto Ayrton Senna, IDIS e Cenpec, no Brasil e no Council for International Educational Exchange, no Estados Unidos.

Foi um dos fundadores e é membro do conselho da Associação Iko Poran. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e tem formação continuada pelo CEATS, New York University e Harvard University.

Ver apresentação (português)

 

Em caso de dúvidas, ligue: 0800 776 0156

Inscrição