Educação, empregabilidade e cidadania: conheça o projeto da Liga

19 de Abril de 2017 • Fundação Itaú Social • 1 Comentários

"Educação para a construção da verdadeira cidadania": esse é o lema do Programa de Qualificação Profissional da Liga. Sem fins lucrativos, a organização social desenvolve programas socioeducativos e de cidadania.

A Liga das Senhoras Católicas de São Paulo oferece cursos de capacitação nas áreas voltadas para o desenvolvimento de habilidades para assistentes administrativos, suporte técnico em informática, gastronomia e cabeleireiro.

Com duração de 840 horas distribuídas em 11 meses, os cursos do Programa de Qualidade (PQ) são oferecidos em 3 turnos para pessoas com 15 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social. O programa, após encerrar o curso, oferece também um acompanhamento, durante 6 meses, que indica oportunidades de emprego, principalmente, em empresas parceiras.

Para mensurar os seus resultados, foram realizadas pesquisas e, como base, utilizou-se dados dos participantes do programa de 2014. Como contrapartida, foram analisados também os dados de pessoas que se candidataram para participar do curso neste mesmo período, mas não foram aceitos por restrição de vagas.

A avaliação de retorno econômico utilizou como estratégia a comparação dos custos do projeto com os benefícios adquiridos, guiando-se sob a perspectiva de que o programa pode possibilitar maiores salários ao qualificar os seus participantes. Assim, entre os resultados relacionados à empregabilidade, identificou-se que, admitindo que os gastos salariais sejam mantidos por seis anos, a taxa interna de retorno corre entre 0,2 e 5,3% ao ano. Além disso, se for considerado um período de 7 anos, esta taxa varia de 4 a 9% ao ano, dependendo do cenário para custo de oportunidade. Outro ponto importante identificado é que apenas 20% dos ex-alunos não trabalham.

Saiba mais sobre o projeto e a sua metodologia de avaliação no link.

Veja também

Colaboração e parceria estratégica entre a escola, famílias e comunidade: o que as avaliações nos ensinam?
Melhorias e desafios da avaliação de impacto de programas sociais são discutidos em workshop
Levantamento de estudos e avaliações sobre voluntariado

Deixe um comentário


Comentários (1)

Nome Sobrenome Elizabete Rosa Soares26 de Julho de 2017

Bom dia! Nós somos uma associação de artesãos e artistas que trabalhamos com o resíduo urbano, oferecemos nossos serviços de oficinas, eventos com principal fomento e a sustentabilidade e palestras de educação ambiental. Como podemos receber algum incentivo monetário e fornecer nossos serviços.

Deixe um comentário