Colaboração e parceria estratégica entre a escola, famílias e comunidade: o que as avaliações nos ensinam?

07 de Dezembro de 2016 • Fundação Itaú Social • 2 Comentários

A relação entre escola, família e comunidade tem sido cada vez mais reconhecida como um elemento fundamental para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens. A Rede de Avaliação traz para você alguns vídeos sobre avaliação de impacto de dois programas com esse foco:

Coordenadores de Pais: desenvolvido pela Fundação Itaú Social. Saiba Mais!

Aprender en Familia: desenvolvido pela Fundación CAP, no Chile. Saiba Mais!

Assista aos vídeos e conheça melhor os projetos implementados em escolas no Brasil e no Chile:

Coordenadores de Pais

Implementado em escolas brasileiras, o Programa Coordenadores de Pais foi inspirado em uma experiência bem-sucedida da cidade de Nova Iorque. A iniciativa da Fundação Itaú Social conta com pais da comunidade para fortalecer o vínculo entre família e escola.

Mesa 1 – Toni

Mesa 1  – Naercio

Confira o material:

Aprender em Família

O programa incentiva melhorar a realidade de escolas do Chile com a participação familiar no dia a dia dos alunos. Para isso, enfatiza o uso de mães e pais como monitores para atingir uma série de objetivos. Baseia-se na construção de fortes vínculos na relação família-escola para potencializar a aprendizagem e diminuir a vulnerabilidade diante dos riscos.

Por meio da atuação de familiares como monitores, o programa visa ampliar e fortalecer o vínculo entre as crianças, famílias e a comunidade escolar para facilitar o desenvolvimento integral, potencializar a aprendizagem e reduzir os riscos aos quais os estudantes eram expostos, reduzindo a vulnerabilidade social das regiões.

Mesa 03 – Tereza e Gallego

Confira o material:

Apresentação do Programa Aprender em FamíliaBaixar arquivo
Avaliação de impacto: Aprender em FamíliaBaixar arquivo

Veja também

Melhorias e desafios da avaliação de impacto de programas sociais são discutidos em workshop
Seminário debate impactos da relação entre escola, família e comunidade

Deixe um comentário


Comentários (2)

Nome Sobrenome Conceição de Maria08 de Dezembro de 2016

Olá Parabenizo a Fundação Itaú Social pela excelente iniciativa em trabalhar o fortalecimento de vínculos entre familia, escola e comunidade através da educação.

Nome Sobrenome Luciana Salles08 de Dezembro de 2016

Parabéns à Fundação Itau Social por este incentivo à Educação e trabalho junto a comunidade, à todos partipantes do trabalho. Contribuo com o trabalho disseminando informações e impulsionando o engajamento de todos, via redes sociais. Att; Luciana Salles

Deixe um comentário